sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Dieta mediterrânea

O estilo de vida dos povos que habitam na região próxima ao Mar Mediterrânico, vem influenciando e servindo como princípio para a formação de guias nutricionais há muito tempo. A baixa incidência de doenças nesta população quando comparada a de outros países, entre outros benefícios notados no comportamento do dia-a-dia, mostram que estas regras de alimentação podem proporcionar melhoras significativas na nossa saúde. Apesar de incluir mais itens do que as dietas que estamos acostumados a ver, todas as recomendações dadas a seguir fazem parte de um guia que te ajudará a promover uma melhoria na sua alimentação.

Comer menos carne e investir nos peixes é a primeira recomendação. Ao dimuirmos o consumo de carnes, sobretudo as vermelhas e comermos peixe pelo menos 3 vezes por semana, especialmente aqueles peixes ricos em ácidos gordos ómega 3 como o salmão, a sardinha, a cavala, o atum e o carapau, estaremos prevenindo o nosso organismo contra diversas doenças. As hortaliças e verduras também devem fazer parte da sua dieta diária, por isso aposte nas saladas, verduras cozidas e inclua um prato de legumes e hortaliças no almoço e no jantar, pois estes alimentos são de baixo valor calórico e possuem uma elevada densidade nutricional. Além disso, eles nos fornecem cálcio, magnésio, potássio, vitamina C, betacaroteno e fibras em quantidades necessárias ao nosso organismo.

Para temperar as saladas e verduras use apenas uma colher de chá de azeite virgem extra ou inclui 4 a 8 azeitonas no teu prato. Para quem não dispensa os cereais do cardápio diário, a recomendação é investir nos cereais pouco refinados e derivados pouco processados. Não substitua o pão de centeio ou de mistura por bolachas e procure sempre escolher cereais de pequeno-almoço não refinados e sem açúcar como os flocos de aveia, centeio e trigo integral.
Não são apenas as mudanças no cardápio que ajudarão a modificar os seus hábitos alimentares, mas também algumas mudanças comportamentais saudáveis e que devem ser realizadas diariamente por toda a família. Sentar para fazer uma refeição, apreciar e saborear a comida que te servem, e fazer pelo menos 30 minutos de atividade física diárias fazem parte de um novo estilo de vida saudável.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

CEIA DE NATAL

Amigos,estamos nessa época tão bonita de Natal... e estava aqui sentindo como inspirá-los a que façamos dessa ceia um momento muito especial... e encontrei uma matéria de uma jornalista que tocou muito meu coraçao e queria compartilhar com vocês para que façamos juntos essa reflexão e que aos poucos, sem pressão, mas com muito amor, mudemos alguns hábitos que nos foram ditados e que passam a não ser mais parte de nosso agora...
bom.... e para ajudar em nossas ceias seguem algumas receitinhas interessantes que encontrei na rede..... hummmmmmmmmmmmmm cada delícia mais deliciosa!!!!
ahhhhh ..... e convido a todos para que nos ajudem com receitas e dicas de como fazer uma ceia linda e super sutil...... com alimentos satvicos e cheios de vitalidade... preparados com o ingrediente mais importante de todos... AMOR

Natal época de compaixão
Observe o presépio: tem vaca, cabrito, cordeirinho -- todos observando o Menino Jesus. Os Evangelhos dizem até que, com seu hálito, os animais ajudaram a aquecer o recém-nascido.
Agora pense na maneira como os Reis Magos celebraram a chegada do Deus Menino. Seus presentes foram ouro, incenso e mirra. Em nenhum momento, os magos, José ou Maria sugeriram assar um peru ou um pernil para comemorar...


O Natal é o momento em que, no mundo inteiro, as pessoas que comungam da fé cristã se unem para relembrar o dia em que Jesus nasceu na humilde manjedoura de Belém. Infelizmente, o sentido essencial desta data, que deveria se prestar a uma reflexão coletiva sobre o modo como vivemos, perdeu-se por completo! Poderíamos aproveitar o Natal para incluir em nossas vidas pelo menos o principal mandamento de Jesus -- "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!". Mas, em vez disso, nos acotovelamos nos shoppings, nos estressamos no trânsito, estouramos os limites do cartão de crédito... O Natal deixou de ser a celebração da pureza e transformou-se no enaltecimento do consumo.


E nada está mais distante do mais puro e cristalino sentimento cristão do que os cardápios natalinos. As pessoas se esquecem de que os primeiros adoradores de Jesus foram justamente os animais, e aquiescem na matança desenfreada que ocorre nesta época do ano. Quintuplica-se o abate de perus e outras aves; porcos, cabritos e carneiros também são mortos em proporções absurdas. As pessoas desejam "paz" em suas mensagens natalinas, mas enchem suas mesas com os cadáveres de criaturas inocentes. Ignoram os imensos danos que a indústria da carne acarreta ao meio ambiente e permanecem surdas ao argumento de que a carne em suas mesas significa a fome de milhões de pessoas*. Ironicamente, pedem "saúde" no Novo Ano, enquanto se esbaldam em gordura animal. Aos poucos, esta entupirá suas veias e artérias, detonará seus fígado e afetará profundamente o equilíbrio de seus corpos e mentes.


Queremos convidar você a celebrar um Natal diferente. Um Natal de paz e compaixão, de amor e generosidade, extensivos a todos os seres. Um Natal vegetariano, que pode ser lindo e farto, como bem merece a celebração do aniversário do Rei dos Reis, porém isento de vítimas. Um Natal cheio de comidas vivas e cheirosas, suculentas e suaves, deliciosas e boas para o seu organismo. Seu corpo ficará mais leve... e sua consciência, mais leve ainda!!!


* 50% dos grãos produzidos no mundo destinam-se ao fabrico de ração para os animais de engorda. Se esses mesmos grãos fossem utilizados diretamente na alimentação humana, simplesmente não haveria fome no mundo!

Silvia Lakatos
Jornalista




ALMÔNDEGAS DE TOFU E NOZES
Descrição
Para o Natal, Reveillon e sempre...


Ingredientes


1 xícara de tofu
1/2 de nozes quebradinhas
1 xícara de pão esfarelado
3 dentes de alho
1 cebola picadinha
4 colheres de sopa de salsa picadinha
4 colheres de sopa de farinha de trigo
sal a gosto
Preparação
Junte os ingredientes, amassando manualmente até obter uma massa homogênea. Forme almôndegas e leve-as para assar em forno médio e pré-aquecido já cobertas com molho de tomate simples e regue com azeite.


Salada Arco-Íris
Ingredientes
Folhas de alface de vários tipos (americana, crespa, mimosa)
Cenoura ralada
Repolho roxo
Brócolis
Azeitonas
Tomate cereja
Brotos (alfafa ou trevo)
Salsinha e cebolinha
Tempero: sal, limão e óleo de oliva
Preparação
Circunde a bandeja com as folhas de alface. No meio, coloque cenoura ralada, repolho roxo, brócolis, azeitonas, tomate cereja e brotos. Salpique salsinha e cebolinha sobre a salada. Regue com a sugestão de tempero, ou deixe para os convidados regarem ao se servirem.
Batatas assadas com alecrim e alho
Ingredientes


10 Batatas médias
4 Colheres de 5ml de alecrim seco moído
1 Cálice de azeite de oliva extra-virgem

4 Dentes de alho esmagados
Preparação
Lave a casca das batatas e corte-as em quatro. Cozinhe no vapor por dez minutos e cubra com o azeite, o alecrim e o alho. Coloque as batatas num tabuleiro aquecido e asse em forno quente a 190ºC por 30 minutos. Sirva imediatamente; o exterior deve estar crocante.



Lentilha da Virada




Ingredientes


1 e 1/2 xícara de lentilhas
1 xícara de vinho tinto seco
1 dente de alho
1 cebola cortada em 4 partes
1 folha de louro
8 tomates carmem maduros
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de açúcar
Sal e pimenta-do-reino recém-moída
3 colheres (sopa) de azeite
1 ramo de orégano fresco picado
1 ramo de salsinha picado

Para o montagem:

1/4 de xícara de azeite
2 ramos de salsinha picada
2 talos de cebolinha picada
Preparação

Coloque a lentilha em uma tigela com 3 xícaras de água, o vinho, o alho, a cebola e a folha de louro. Tampe e deixe de molho por 30 minutos. Enquanto isso, corte a tampa dos tomates e retire suas sementes. Passe no interior de cada um a mistura de sal e açúcar. Vire os tomates para baixo e deixe descansar por 20 minutos. Despeje a mistura de lentilha em uma panela e cozinhe até que fique al dente. Tempere com sal, pimenta, azeite e as ervas frescas.

Montagem: coloque os tomates em uma forma, regue cada um deles com azeite e tempere com as ervas. Recheie com a lentilha e leve ao forno médio (180°C) por 10 minutos.
Lasanha de Tofu e Espinafre
Ingredientes
1/2 Pacote de massa para lasanha
500g de tofu amassado com um garfo
500g de espinafre
2 Colheres de sopa de suco de limão
2 Dentes de alho
4 Xícaras de molho de tomate
Sal, pimenta e manjericão a gosto
Preparação
Prepare a massa da lasanha como indicado na embalagem. No copo do liquidificador, bata todo o espinafre lavado até ele ficar bem moído e reserve. Ainda no liquidificador, bata todo o tofu com o suco de limão, o alho e os demais temperos, até formar um creme grosso e homogêneo. Numa forma refratária, disponha uma camada de molho de tomate, uma fatia de massa para lasanha, uma camada de creme de tofu e uma de espinafre. Vá alternando as camadas até acabar os ingredientes. Leve ao fogo médio por 30 minutos. Sirva bem quente.

Bolo de Nozes

Ingredientes
1 e 1/2 Xícara de farinha de trigo
1 Colher de sobremesa de fermento em pó
1 Colher de café de bicarbonato em pó
1/2 Xícara de açúcar cristal
1 Xícara de água ou leite de soja
1 Colher de sopa de cacau
1/2 Xícara de óleo vegetal
1/2 Xícara de nozes moídas (pode ser uma mistura de nozes, avelãs, amêndoas, etc.)
Preparação
Peneire todos os ingredientes em pó numa tigela. Misture e, nela mesma, junte os ingredientes líquidos, deixando a água por último. Misture tudo muito bem com uma colher de pau, até obter uma massa consistente e lisa. Coloque numa forma média e untada. Leve ao forno pré-aquecido e asse, em fogo baixo, por mais ou menos 30 minutos, ou até que o centro do bolo esteja seco. Decore com nozes inteiras

"ESCOLHO VIVER NA NAÇÃO PACHAMAMA, ONDE TUDO É SIMPLES E FÁCIL...
ONDE MISTERIOSAMENTE TUDO DÁ CERTO!"

www.misticaandina.com.br